SEJA BEM VINDO!

sexta-feira, 14 de junho de 2019

DANIEL REJEITA OS MANJARES DO REI


DANIEL REJEITA O BANQUETE DO REI
PRINCÍPIO: Consagrar-se  é separar-se das coisas contaminadas do mundo.
VERSÍCULO: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as coisas do rei da Babilônia”. Daniel    1.8  
ALVO: Mostrar às crianças que elas podem escolher viver de maneira que agrade a Deus, não se contaminando com as coisas erradas desse mundo.
ORAÇÃO: As professoras devem chegar mais cedo e orar para que o Espírito de Deus as encha mais da vida de Deus para serem instrumentos afinados com a Verdade a ser ministrada.
ABERTURA: Sejam BEM VINDOS! Vamos começar o nosso culto falando o nosso nome e a nossa idade...(cada criança fica em pé e se apresenta – peça para aplaudirem o visitante e cantarem a canção)
QUEBRA-GELO: MATERIAL: Um copo com água limpa e outro sujo.
PROCEDIMENTO: Mostre às crianças um copo de água bem limpinha. Pergunte para elas: Quem gostaria de tomar um gole? Agora mostre um copo de água suja com terra. E agora, quem gostaria de beber desta água? (Deixe as crianças responderem). Por que não? É água do mesmo jeito. É claro que está um tanto suja, mas não deixou de ser água. Bem, dá para perceber que essa água suja não serve para você, não é verdade? É porque essa água está contaminada.
MORAL: Da mesma maneira para sermos usados por Deus, não podemos permitir contaminação, nos misturando com a sujeira do pecado.    
OFERTA:  Leia com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
LOUVOR:  1. Eu tenho a Força de Deus” (Cristina Mel) – Pode ser só a música (baixe da net). Se  puder, mostre no Vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=8qgtNaK0QEk
REVISÃO: Bem crianças, antes de começar a falar do Profeta Daniel temos que lembrar o que aprendemos sobre obediência e Honra? Aprendemos que: 1. Só falar não é obedecer (que obedecer aos pais é justo) e 2. Decidir obedecer (que quem honra é feliz e terá vida longa sobre a terra).
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas terão o coração atraído a Deus e serão decididas a não contaminar-se com as coisas erradas do mundo.
CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
COMENTÁRIO DO TEXTO  :


1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender algo sobre o profeta Daniel e saber o que aconteceu com ele.


2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê)


TEXTO BÍBLICO: DANIEL 1


          Um rei chamado Nabucodonosor atacou Jerusalém e mandou que levassem prisioneiros alguns jovens das famílias nobres, para trabalharem no seu palácio. O rei mandou que os jovens recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia. Entre os escolhidos estavam Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Daniel e seus amigos resolveram não comer a comida e beber o vinho que o rei lhes ofereceu. Comeram apenas legumes. Daniel disse: Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber. No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos. Daniel e seus amigos foram levados à presença do rei. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.   

2º )Explicar o texto
Mas sabe de uma coisa crianças, Daniel estava lá na Babilônia e mesmo com tantas coisas ruins lá, ele e seus amigos eram de Deus e decidiram não se contaminar com as coisas erradas.
Eles estavam na Babilônia mas não faziam as coisas da Babilônia.
Então nesse texto de Daniel vemos que:
DANIEL CONSAGROU-SE A DEUS: Daniel foi um jovem que decidiu separar-se de coisas erradas da Babilônia para viver de uma maneira que agradasse a Deus. Ele tinha um coração puro e confiava em Deus completamente. Em vez de esquecer-se de Deus e aproveitar as coisas que o rei oferecia (porque esse rei não servia a Deus), ele as rejeitou porque creu que Deus tinha um plano melhor para ele.
MAS O QUE DANIEL FEZ PARA SE CONSAGRAR A DEUS? Daniel rejeitou comer a comida do rei, porque era oferecida aos ídolos. Daniel sabia que essa comida era contaminada, e por isso, não deveria comê-la. Hoje, doces oferecidos para santo são comidas contaminadas e você deve rejeitá-las. Mês que vem teremos o dia de Cosme e Damião. Esses doces são consagrados aos ídolos do mal. Daniel rejeitou a comida do palácio porque era sacrificada a demônios e, portanto, contaminada. Deus se agradou da atitude de Daniel e de seus amigos; por isso deu a eles mais inteligência do que todos os sábios que trabalhavam no palácio do rei.  
DANIEL FOI DIFERENTE: Daniel estava vivendo num lugar cheio de pecados, mas ele DECIDIU não se envolver nem se contaminar.   
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
Agora, o que nós hoje aqui podemos aprender com a atitude de Daniel?
1) O QUE VOCÊ PODE APRENDER COM DANIEL? Daniel nos ensina que, para viver de maneira agradável a Deus, você precisa crer que Ele tem um plano para sua vida. Somente depois disso é que você vai ter fé para rejeitar aquelas coisas que podem contaminar o seu coração. Existem muitas coisas que são contaminadas e que você deve rejeitar na sua vida? Por exemplo: comidas que são oferecidas a santos, desenhos e livros que ensinam bruxaria, feitiçaria, com amizades erradas etc... Quando você sabe que algo não agrada a Deus, mas faz assim mesmo, você está pecando. Por isso, muito cuidado. Saiba que você sempre pode escolher viver da maneira que agrada a Deus assim como Daniel. Isso é consagração! 
2) VALE A PENA ESCOLHER AGRADAR A DEUS: Daniel escolheu separar-se de coisas impuras, por isso, Deus o abençoou todos os dias de sua vida. Daniel era jovem e viveu no meio de pessoas que não conheciam a Deus. Mesmo assim, ele se separou de coisas contaminadas. Ele fez porque amava a Deus mais do que todas as coisas. O que faz você rejeitar coisas erradas é o seu amor por Jesus. Se você amar a Jesus mais do que tudo na sua vida, você sempre vai escolher o que agrada a Deus. Sabe o que vai acontecer? Deus vai abençoar você, mais do que os outros. E todos vão perceber que as coisas dão certo para você. Esse é o sinal de que vale a pena viver de maneira diferente para agradar a Deus.   
APELO:Ore e Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças rejeitando todo o mal e ministrando poder de decisão e determinação em não se misturar nem se contaminar com esse mundo.
MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Use uma gravura do globo terrestre.
A criança vem à frente, aponta no mapa para a direção da Babilônia (hoje Israel-Ásia) e fala o versículo.


“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as coisas do rei da Babilônia”


BRINCADEIRA: NOME DA BRINCADEIRA: FAÇA O CONTRÁRIO DO QUE EU DIGO
PROCEDIMENTO: Todas as crianças devem ficar bem atentas aos seus comandos. Quando você der um comando, as crianças devem fazer exatamente ao contrário. A criança que se confundir ou não fazer o gesto, deverá sair da roda.
COMANDOS: Agachar – Chorar – Abrir os olhos – Não orar – Não ler a Bíblia – Não falar o versículo do dia – Não abraçar o colega – Colocar um pé para frente – Abaixar as mãos – Brigar com o colega.
MORAL: Daniel decidiu não se contaminar. Agrade a Deus fazendo o contrário do que o mundo oferece. Assim, você será abençoado e se tornará uma criança mais inteligente e mais sábia do que todas!  

fonte do texto :http://celulavidaplenakids.blogspot.com/2012/08/licao-23-daniel-rejeita-o-banquete-do.html

Visuais para história:










 Atividades:



3 comentários:

Unknown on 2 de fevereiro de 2020 às 14:15 disse...

Excelente material.

Unknown on 24 de junho de 2020 às 16:52 disse...

Gostei desse material , muito bom mesmo

João Marcos on 21 de novembro de 2021 às 11:46 disse...

Muito bom esse estudo gostei mim deu até uma interpretação pra pregar a palavra do senhor Jesus Cristo obrigado

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino