SEJA BEM VINDO!

sábado, 7 de outubro de 2017

Jesus e as crianças e a Filha de Jairo



“Depois disso algumas mães trouxeram suas crianças para que Jesus tocasse nelas e as abençoasse, mas os discípulos as repreendiam, dizendo-lhes que não o incomodassem. Mas quando Jesus viu o que estava acontecendo, ficou muito indignado com os discípulos e lhes disse: “Deixem que as crianças venham a mim, porque o Reino de Deus pertence àqueles que são semelhantes a uma criança. Eu lhes digo a verdade: Todo aquele que se recusar a vir a Deus como uma criança, nunca lhe será permitido entrar no seu Reino”. Então ele tomou as crianças nos braços, pôs as mãos sobre a cabeça delas, e as abençoou. (Marcos 10:13-16)
 
 
 
 
Texto base: Marcos 5:21 a 43
Textos auxiliares: Mateus 9:18 a 26 e Lucas 8:40 a 56.
Objetivo: Levar as crianças a compreender que Jesus tem poder para nos ajudar mesmo nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Devemos ter fé em Deus independente da situação ao nosso redor.
OIntrodução 
Quem tem coragem de vir aqui na frente para cair de costas nos meus braços?
Professor, deixe que as crianças sejam voluntárias e veja quantas delas têm coragem para confiar em você. Se você não quiser, ou não puder, fazer esta brincadeira, faça outra que exija que as crianças confiem em você em uma situação que se você não ajudar, elas mesmas podem se prejudicar. No caso desta brincadeira, se você não segurá-los, eles podem cair no chão. Você tem liberdade para modificar as lições bíblicas, desde que não fuja do foco.
Teve criança que confiou, outras ficaram com medo. A vida é assim. Muitas vezes nós dizemos que temos fé e cremos em Deus, mas uma coisa é falar e outra coisa é provar. Hoje vamos ver a história de um homem que não apenas disse que confiava em Jesus, mas ele provou isso com suas atitudes.
História 
Jesus estava andando por toda parte em Israel, mas ele sempre voltava para Cafarnaum, perto do Mar da Galiléia. E por onde andava, uma multidão ficava ao redor dele. Apertando, gritando, falando. Todos queriam estar com Jesus. Certo dia, Jesus estava voltando para Cafarnaum, quando um chefe da sinagoga (um líder da igreja) começou a pedir ajuda de Jesus, sem parar. Ele falava, gesticulava, fazia de tudo para que Jesus desse atenção a ele. Jairo estava com um problema e acreditava que Jesus poderia ajudá-lo.

Professor, seja criativo em suas lições bíblicas. Recomendamos, por exemplo, que tenha um mapa para mostrar como era Israel naquela época. Ou então que mostre desenhos e figuras que mostrem como eram as pessoas, que roupam vestiam etc. as crianças são visuais, por isso, suas lições bíblicas precisam ter bastante material visual.
Naquele momento, Jairo sabia que sua esperança era Jesus. Algumas vezes, nós também precisamos confiar que Deus vai nos ajudar. Nós sempre teremos dificuldades na vida, ficaremos doentes, e passaremos por outros problemas. Devemos crer que Deus quer nos ajudar, por isso, devemos sempre buscá-lo quando estivermos tristes, ou com medo.
Professor, neste momento, você pode citar algum versículo sobre fé ou a vontade de Deus, como Romanos 8:28, Hebreus 11:6 ou Hebreus 4:15 e 16.
Quando Jesus viu que aquele homem estava desesperado, decidiu que iria ajudar aquele homem, então resolveu ir com Jairo até a casa dele.
No meio do caminho, no meio da multidão, apareceu uma mulher gritando a pedindo ajuda para Jesus. A mulher estava com uma doença há anos e ninguém podia curá-la. Sua única esperança era que Jesus ajudasse ela. A mulher tinha tanta fé, que apenas tocou nas roupas de Jesus para ser curada. Todos em volta ficaram impressionados, até Jairo. Pois aquela mulher tinha muita fé e confiança no poder de Deus.
Professor, ao montar suas lições bíblicas sempre faça adaptações para a faixa etária de suas crianças. Se elas forem muito pequenas, seja mais breve e não se atenha aos detalhes deste modelo de lição.



No meio daquele tumulto, chegou alguém avisando que a filha de Jairo já estava morta. Não adiantava mais Jesus ir até lá, porque a menina, de doze anos, já tinha morrido. Jairo ficou muito triste, mas Jesus logo disse “não tenha medo, apenas creia, tenha fé”.
Crianças, o que será que Jairo pensou naquela hora. O que será que passava na cabeça de Jairo. Jesus ainda poderia fazer algo, Jesus poderia orar e dizer que em breve Jairo teria outra filha. Ele não tinha a menor ideia do que Jesus faria, mas ele manteve sua fé.
Jesus quer que todos nós tenhamos fé, independente do que acontece. Ele morreu e ressuscitou para que todos nós possamos crer que Ele tem poder para nos ajudar em todos os momentos.

Ao chegar na casa de Jairo, a casa estava cheia de gente. Amigos e familiares estavam lá tristes com a morte da menina. Quando Jesus chegou, disse que a menina estava dormindo. Então todos riram de Jesus, achando que ele estava falando besteira. Jesus, então, pediu para todos se retirarem. Só ficaram o pai e a mãe da menina, e mais três discípulos, Pedro, Tiago e João. Jesus tomou a criança pela mão e disse bem forte “menina, se levante”. Aquela menina se levantou e começou a andar. Os pais mal podiam acreditar.
A bíblia nos ensina que devemos viver pela fé – Romanos 1:17 e foi isso que Jairo fez. Ele foi atrás de Jesus, e mesmo quando todos falavam que sua filha estava morta, Jairo ainda acreditava que Jesus poderia fazer algo para aliviar sua dor. Jesus não disse que não teremos problemas e momentos de tristeza, mas quando cremos no seu poder, sabemos como enfrentar cada situação para não ficarmos tristes, em depressão ou com angústia.
Professor, dependo da idade de seus alunos, você pode pedir que as próprias crianças citem problemas e medos que enfrenta. As lições bíblicas devem ser sempre participativas, motivando as crianças a se sentirem parte da história.
Conclusão 
Depois que a menina começou a andar pela casa, Jesus pediu para que ninguém ficasse mais falando sobre aquilo e pediu para prepararem algo para a menina comer.
Quando crescemos e ficamos adultos, teremos muitos problemas e aflições. A fé em Deus não significa que não teremos mais dificuldades, significa que saberemos confiar que Deus está no controle de todas as coisas e que podemos acreditar que Ele tem o melhor para nós.
Oração final 
Não salvos: hoje aprendemos a confiar em Deus em todos os momentos e podemos mostrar nossa fé em Deus pedindo para que Jesus esteja conosco todos os dias em nossos corações. Se você deseja pedir para que Jesus more em seu coração hoje, ore comigo (ORE).
Salvos: Se você já tem Jesus no seu coração e sabe que precisa dele para enfrentar os problemas do dia a dia, vamos orar para que nossa fé nunca se apague (ORE).
 




 💖💖💖

Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreenderam.
Jesus, porém, disse: Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.
E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali.
Mateus 19:13-15

0 comentários:

Postar um comentário

 

Total de visualizações de página

Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino