SEJA BEM VINDO!

Qual o curso que você quer no canal quando chegarmos a 5mil inscritos?

terça-feira, 18 de março de 2014

Etiquetas para organizar Materiais














Como organizar materiais escolares


Sei que ficamos loucas para deixar nossa sala linda e organizada para receber os pequeninos por isso vou postar algumas dicas de como organizar materiais de uso cotidiano (coleção, lápis, pinceis, tintas, apontadores....etc). Pesquisei algumas imagens no google e quero dividir com vcs. 
Digam o que acharam bjs














Amanhã posto etiquetas para colar nos recipientes de materiais.



Estratégias para vencer a indisciplina


Estratégias inteligentes e o exercício justo da autoridade são formas eficazes de enfrentar a indisciplina

Calvin
CALVIN E A INDISCPLINA Personagem do americano Bill Watterson questiona com irreverência as regras e proibições da escola

A indisciplina, dizem educadores de todo o país, é o maior problema da sala de aula - e da escola. Porém essa realidade (apontada em pesquisa feita pela Fundação Victor Civita e pelo Ibope com 500 professores) está longe de ser a verdadeira responsável pela dificuldade de ensinar: o que, de fato, impede o trabalho docente é a falta de adequação do processo de ensino. É isso que mostra a reportagem de capa de NOVA ESCOLA de outubro. A revista traz ainda o projeto institucional Repensar a Indisciplina, com consultoria de Ana Aragão, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Partindo do princípio de que as estratégias de repressão usadas por muitas escolas são pontuais, imediatistas e ineficazes, a revista aponta soluções para encarar o problema. Longe de ser um manual, esses passos são o ponto de partida para um trabalho que requer o envolvimento de toda a equipe. Confira um resumo das recomendações dos especialistas consultados por NOVA ESCOLA. 

Distinguir as regras 
A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra: as de natureza moral (baseadas em princípios éticos, que visam o bem comum, e por isso valem para todas as instituições e para qualquer situação, como não bater, não xingar e não mentir) e as convencionais (que variam de escola para escola, como as que se referem ao uso de celular, uniforme e boné). Com frequência, os regimentos escolares erram ao colocar essas duas situações em um mesmo patamar. É importante distingui-las para entender melhor a indisciplina e lidar com ela. 

Equilibrar a reação Pesquisa com 55 diretores realizada por Isabel Leme para a Universidade de São Paulo, em 2006, mostrou que a gestão de conflitos é vista por 85% deles como fundamental para garantir a paz na escola. Mas, alertam os especialistas, o que se vê na prática é menos uma abordagem para entender o problema (e lidar com ele) e muito mais a tentativa de evitar qualquer distúrbio. Quando uma situação foge do controle imposto, a reação é mandar os alunos para a diretoria. O caminho sugerido em NOVA ESCOLA é outro: dialogar sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um. 

Conquistar a autoridade 
Toda vez que se tenta impor a disciplina com autoritarismo, surge a revolta. Com mais conhecimento, todo professor adquire segurança em relação aos conteúdos didáticos e aprende a planejar aulas eficazes. Pode parecer simples, mas isso é essencial para manter a disciplina e fazer com que todos aprendam. "É preciso diversificar a metodologia, pois interagimos com alunos conectados ao mundo de diferentes maneiras", diz Maria Tereza Trevisol, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, a 371 quilômetros de Florianópolis. 

Incentivar a cooperação 
Esforçar-se para construir um clima escolar de qualidade, no qual os estudantes sejam respeitados e aprendam a respeitar, traz recompensa: um comportamento adequado porque todos têm consciência de seu papel na escola e não por medo de castigos. Nessa situação, professores e gestores são vistos como figuras de autoridade moral e intelectual, capazes de negociações justas com a garotada (nunca autoritárias). 

Agir com calma 
Em uma situação de indisciplina, é preciso, sim, manifestar contrariedade. Sem exaltações, mostrar ao aluno que todo o grupo é prejudicado vai ajudá-lo a perceber as consequências de suas ações e aprender como agir em outras situações similares. 

Ficar sempre alerta 
Cabe à escola cultivar um ambiente de cooperação e respeito, pois é de esperar que casos de indisciplina surjam sempre. Mesmo com a equipe capacitada para agir de forma mais confiante em relação ao problema, sempre haverá novos professores e alunos, que precisarão de tempo para se adequar a essa maneira de encarar os conflitos. 

Estimular a autonomia 
Às vezes, os alunos agem de forma indisciplinada para demonstrar que alguma regra não funciona. Em alguns casos, eles querem chamar a atenção para as próprias ideias. Ao conviver num ambiente pautado pelo respeito e pela negociação das normas, os estudantes aprendem a tomar decisões responsáveis.

Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/entender-para-resolver-indisciplina-comportamento-gestao-conflitos-521061.shtml

Decoração de sala infantil


É muito comum se fazer a decoração para educação infantil em e.v.a, já que é um material muito versátil, prático para limpar e principalmente barato. A variedade de cores disponíveis hoje no mercado, faz com que este material esteja presente não só na decoração da sala de aula, mas também durante todas as atividades para educação infantil.
Dá para fazer quase de tudo para a decoração com o eva, além de  jogos, fantasias, murais e painéis para datas comemorativas e muito mais.
É muito comum usar um espaço da sala ou uma parede para colar o alfabeto, integrando-o à decoração. As letras podem ser impressas na impressora ou podem ser feitas de EVA. Muitas lojas vendem as letras prontas, que podem ser um pouco mais caras, mas compensam pelo tempo economizado e por ter um acabamento bem melhor do que as letras de EVA que cortamos manualmente.
Evite usar materiais metálicos e vidro na decoração, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Deixe para decorar com esses objetos, espaços mais reservados como a sala dos professores, a área restrita da biblioteca e a secretaria. Você pode decorar a sala com objetos reciclados, feitos de plástico e de papel, assim além de decorar, contribuímos para reduzir a quantidade de lixo em nosso planeta.

Temas para Decoração de Sala de Aula

Usar temas para decorar sala de aula da educação infantil pode facilitar a elaboração da parte decorativa do ambiente. Assim como em festas de aniversários infantis, onde pode se trabalhar um personagem principal, você pode eleger um personagem e criar diversos elementos decorativos partindo do mesmo tema.
Exemplos:
O Bom Pastor:
Jardim de Deus:
Diversos:
A arrumação da sala de aula para educação infantil deve ser de acordo com o gosto dos alunos, para que se sintam confortáveis no ambiente escolar.
Estas são algumas dicas para decoração da escola para inicio de ano letivo, mas que também podem ser seguidas durante todo o ano.
Fontes das imagens: Pesquisa de imagens no GOOGLE.

Atividades Pastor e Ovelhas






Meditação: Pastor - Professor, Ovelha - Aluno.


O relacionamento que rapidamente se desenvolve entre um pastor e suas ovelhas depende da forma como o pastor lida com o seu rebanho. As ovelhas logo se acostumam com a forma de tratar do pastor, e também se acostuma com a sua voz. Elas se familiarizam com a sua tonalidade particular, e podem distingui-la da voz de qualquer outra pessoa. Ainda que um estranho usasse as mesmas palavras e frases que o seu legítimo dono costuma usar, elas não reagiriam da mesma forma.

Isso acontece simplesmente porque, durante um determinado período de tempo, as ovelhas aprendem a associar o tom da voz do pastor a benefícios especiais. Quando o pastor as chama, é com um propósito específico; pois tem em mente o interesse das ovelhas.

Em tudo isso, a chave da satisfação das ovelhas encontra-se  no reconhecimento da voz do dono.

Professor, que assim seja a sua voz. que seu aluno aprenda a lhe amar devido a sua maneira carinhosa de tratar, conversar e pela maneira especial de lhe transmitir os ensinamentos do Mestre. (Revista do Mestre Juniores5/6. CPAD.p. 43)

Como é sua relação com seus alunos?


Lição 12 : Jesus ensina sobre o Bom Pastor


Texto Bíblico:Lucas 15:3-6
3 Então ele lhes propôs esta parábola:
4 Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre?
5 E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo;
6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.

Objetivo: Explicar por que Jesus se compara ao Bom Pastor.

Título da Lição:



Exercitando a memória:
Lembrancinha:

Cântico:


Boa aula!

quarta-feira, 12 de março de 2014

VISUAL DO CÂNTICO A MULHER SAMARITANA




 

Total de visualizações de página

Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino