SEJA BEM VINDO!

domingo, 29 de abril de 2012

Dúvidas sobre o Trabalho Infantil


Ensinar a Palavra de Deus às Crianças é uma tarefa muito preciosa para o Reino de Deus,  escrever sobre este assunto me deixa procurando palavras para descrever a grandeza deste ministério. É Maravilhoso, é importantíssimo, é uma honra.
Muitas professoras com quem tenho me encontrado, ou mesmo alguns comentários que são deixados aqui no blog me levam a escrever esta postagem. Pretendo deixar algumas dicas importantes para professores de crianças nas igrejas.(Escola dominical, culto Infantil e Círculo de Oração Infantil)

Trabalho em classe com crianças de 3 a 10 anos ou em classe com crianças de todas as idades.
  • Em uma classe onde todas as idades estão juntas, procure arrumar as crianças de forma que as menores fiquem na frente (eles possuem uma atenção com menor tempo de duração), e os maiores mais atrás.
  • Use uma linguagem que atinja todas as faixas etárias. 
  • Escolha visuais de acordo com a faixa etária predominante da sala. Por exemplo, se a maioria dos alunos tem 7 anos use visuais para essa idade.
  • Leve pelo menos dois tipos de atividades: uma para os pequeninos(para colorir, colar, etc.) e uma para os maiores (caça palavras, descubra o versículo chave, etc). Ou escolha uma atividade de artes onde todos terão prazer em participar. Exemplo: Montagem de maquetes, pintura com tinta guache, dobraduras etc.
  • Planeje uma aula dinâmica, distribua o tempo da sua aula para realizar cada atividade do seu planejamento.
Não consigo fazer as crianças prestarem atenção na aula, fico como boba eles não me respeitam.
  • Ore por sua classe para que toda perturbação seja repreendida pelo Senhor Jesus.
  • Exerça autoridade como professora, quem não quiser cooperar com o trabalho convide para que vão assistir a aula com o seu pai ou responsável na igreja. Se a criança não tiver responsáveis na igreja converse com ela e diga que se não se comportar não será possível participar do trabalho e terá que se retirar.
  • Ensine as crianças que o que você está falando é importante, não permita conversas paralelas, desordem, brincadeiras fora de hora,principalmente em momentos importantes como: Oração, leitura da Palavra de Deus, louvor. Mesmo que seja necessário esperar algum tempo para que todos prestem atenção. Se você ler a Bíblia ou contar a história enquanto os alunos estão conversando você está ensinando a eles que o que você está falando não tem valor algum.
  • Crie uma rotina de aula, para que as crianças se acostumem com o passo a passo do andamento do trabalho, isso ajuda a manter a disciplina da turma. Atenção rotina de aula não está no sentido de aula cansativa, as atividades devem ser dinâmicas e atrativas.

Trabalho com pré-adolescentes e não sei como contar Histórias Bíblicas.
  • Pesquise bastante sobre o tema a ser ensinado.
  • Procure realizar estudos bíblicos constantemente para acrescentar sempre ensinamentos históricos, sobre os personagens e lugares bíblicos. As bíblias de estudos trazem ensinamentos ricos que acrescentam bastante curiosidades as histórias bíblicas.
  • Nesta faixa etária as crianças já conhecem quase todas as histórias bíblicas, sendo assim não é interessante somente a pela história mais é fundamental fazer a relação da história com situações cotidianas dos alunos.
  • Sugestões de temas para ser trabalhado com esse grupo: Viver em grupo, A volta de Jesus (o apocalipse), Namoro, Família, Respeito, Louvor, Oração, Corpo com Templo do Espírito Santo, Evangelismo e Missões..... 
Espero que estas sugestões sejam úteis. Para mais informações postem um comentário e se estiver a meu alcance terei prazer em ajudar.

Ana Michelle da R. C. Moura.


 "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
2 Timóteo 2:15

2 comentários:

Tia Cristiane on 16 de agosto de 2012 às 10:05 disse...

eu adorei o seu blog e serviu p eu mostrar as outras tias de minha congregação, sempre pesquiso os assunto seu, a paz

Neirity Santos on 6 de maio de 2015 às 11:54 disse...

Muito úteis essas dicas sobre como fazer esse trabalho tão Maravilhoso, mas de muita responsabilidade!!!

Vou pôr em prática cada uma delas.

Na fé!

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino