SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LIÇÃO 09: DEUS FALA COMIGO


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE JARDIM DE INFÂNCIA NA EBD.

Texto Bíblico: 2 Crônicas 34:1-21
1 Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém.
2 Fez o que era reto aos olhos do Senhor, e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.
3 Pois no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar Judá e Jerusalém, dos altos, dos aserins e das imagens esculpidas e de fundição.
4 Foram derribados na presença dele os altares dos baalins; e ele derribou os altares de incenso que estavam acima deles; os aserins e as imagens esculpidas e de fundição ele os quebrou e reduziu a pó, que espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.
5 E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares; e purificou Judá e Jerusalém.
6 E nas cidades de Manassés, de Efraim, de Simeão e ainda até Naftali, em seus lugares assolados ao redor,
7 derribou os altares, reduziu a pó os aserins e as imagens esculpidas, e cortou todos os altares de incenso por toda a terra de Israel. Então, voltou para Jerusalém.
8 No décimo oitavo ano do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, ele enviou Safã, filho de Azalias, Maaséias, o governador da cidade, e Joá, filho de Joacaz, o cronista, para repararem a casa do Senhor seu Deus.
9 E foram ter com Hilquias, o sumo sacerdote, e entregaram o dinheiro que se tinha trazido à casa de Deus, e que os levitas, guardas da entrada, tinham recebido da mão de Manassés, de Efraim e de todo o resto de Israel, como também, de todo o Judá e Benjamim, e dos habitantes de Jerusalém.
10 E eles o entregaram nas mãos dos oficiais que eram superintendentes da casa do Senhor; estes o deram aos que faziam a obra e que trabalhavam na casa do Senhor, para consertarem e repararem a casa.
11 Deram-no aos carpinteiros e aos edificadores, a fim de comprarem pedras lavradas, e madeiras para as junturas e para servirem de vigas para as casas que os reis de Judá tinham destruído.
12 E os homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merári, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra; e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos de música.
13 Estavam sobre os carregadores e dirigiam todos os que trabalhavam em qualquer sorte de serviço; também dentre os levitas eram os escrivães, os oficiais e os porteiros.
14 Ora, quando estavam tirando o dinheiro que se tinha trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor dada por intermédio de Moisés.
15 Disse Hilquias a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E entregou o livro a Safã.
16 Safã levou o livro ao rei, e deu conta também ao rei, dizendo: Teus servos estão fazendo tudo quanto se lhes encomendou.
17 Tomaram o dinheiro que se achou na casa do Senhor, e o entregaram nas mãos dos superintendentes e nas mãos dos que fazem a obra.
18 Safã, o escrivão, falou ainda ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias entregou-me um livro. E Safã leu nele perante o rei.
19 Quando o rei ouviu as palavras da lei, rasgou as suas vestes.
20 E o rei ordenou a Hilquias, a Aicão, filho de Safã, a Abdom, filho de Mica, a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo:
21 Ide, consultai ao Senhor por mim e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou; pois grande é o furor do Senhor que se tem derramado sobre nos por não terem os nossos pais guardado a palavra do Senhor, para fazerem conforme tudo quanto está escrito neste livro.

Objetivo: Saber que Deus fala conosco de diferentes maneiras, principalmente através de sua palavra.

versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas: marcador de bíblia.

Boa Aula!!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lição 08: Deus criou os peixes e as baleias.


MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MATERNAL NA EBD

Texto Bíblico: Gênesis 1:20-23

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

Objetivo: Aprender que Deus criou os répteis e as baleias para povoarem as águas.

Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Sugestão de atividades:
Você pode pedir que as crianças pintem a baleia com giz de cera e colem pedacinhos de canudos coloridos no peixinho.

Hora de brincar:(p.33) Vamos brincar de pescaria? Então, confeccione em cartolina algumas silhuetas de peixes. Fixe na parte da frente da silhueta um clips. providencie alguns palitos de churrasco e pedaços de barbante com um pedacinho de imã de geladeira preso na ponta. Providencie também um caixote de areia lavada. fixe os peixinhos na caixa de areia com o clip voltado para cima. As crianças brincarão de pescar os peixes, distinguindo se possível as cores, trabalhando a coordenação visiomotora, Tenha o cuidado de não pressionar as crianças mais novas apressando-as para realizarem a atividade.
lembrancinhas: Reúna as crianças em círculo e confeccione em origami (dobradura) um peixe para cada aluno. Observa as ilustrações abaixo e siga as instruções passo-a passo. Depois peça às crianças que desenhem os olhos, a boca e as escamas do peixe co giz de cera.
Durante a tividade converse com as crianças fazendo as seguintes perguntas:
- como os peixes se movimentam na água?
- Vocês sabem o nome de um peixe que Deus criou?
- Quem criou os peixes?

Escreva no verso o versículo do dia e deixe que leve as dobraduras como lembrncinhas.
BOA AULA!!!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Parábola dos dois filhos



Texto Bíblico: Mateus 21-28-32

Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.

Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.

E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.

Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.

INTRODUÇÃO:

Quem aqui gosta de obedecer a mamãe e o papai? Como é que vocês demostram obediência a eles?

DESENVOLVIMENTO:

Eu estou lendo aqui na bíblia uma história que Jesus contou sobre dois filhos. Jesus ia passando por um lugar e juntou muita gente para vê-lo e ouvi-lo. Então, Ele subiu a um monte e assentou-se ali. Seus ajudantes chegaram perto dEle e, daquele lugar, o Senhor Jesus conversou por muito tempo com aquelas pessoas, contando lindas histórias sobre Papai do céu.

Jesus falou com muito amor dizendo:" muitos de vocês não me obedecem, praticam coisas que não me agradam, falam mentiras e enganos. Desta forma, não poderão entrar no céu, aquele lugar bonito, preparado para os obedientes".

Alguns homens, que estavam ali presentes, falaram bem alto, dizendo: "Jesus, nós somos obedientes porque o Senhor está falando estas coisas?" Mas Jesus conhecia bem aqueles homens e sabia que eles visitavam a igreja todos os dias, só para ver se ele dizia alguma coisa que pudessem contar as autoridades, para o prenderem.

Então, Jesus disse para eles: " eu vou contar uma história para vocês e então saberão o que significa ser obediente."

Um cero senhor, dono de um grande sítio tinha dois filhos. Eram dois moços fortes, corajosos e bonitos. Um certo dia, o pai chamou o mais velho e disse : "Meu filho, eu quero que você vá trabalhar. Está no tempo da colheita. as uvas já estão amadurecendo e võ estragar, se não forem colhidas".

Mas o filho respondeu: "papai eu não quero trabalhar. Estou muito cansado. O Senhor sempre me chama para o trabalho. Mande o meu irmão, que está desocupado".

poré depois de pensar um pouco, o rapaz obedeceu a ordem do pai. Coitado do papai, pensava ele, já esta com a idade avançada e eu preciso ajudá-lo e foi colher as uvas.

Momento depois, o pai procurou o filho mais novo e pediu-lhe que fosse colher uvas juntamente com o seu irmão, para que elas não se estragassem. Prontamente, o filho respondeu:"Está bem papai, agora mesmo irei para o trabalho". Mas, saindo da presença do pai, encontrou com uns amigos e esqueceu-se do trabalho que o esperava.

CONCLUSÃO

Depois que Jesus contou esta história, perguntou àqueles homens: "Qual dos filhos obedeceu as ordens do pai?" E eles responderam: É claro que o primeiro. Apesar de ter dito que não ia colher as uvas. No entanto, arrependeu-se e foi. Ao que Jesus respondeu: " vocês acertaram."

Eu estou contando esta história, para que vocês compreendam o que é obedecer a Deus.

APLICAÇÃO PRÁTICA:

Queridas crianças, obedecer a Deus , ao papai e mamãe, não é só falar: "eu obedeço". Ser obediente é ouvir o que os pais dizem e fazer o que eles mandam. Às vezes a mamãe chama: "Joaninha, vem almoçar". E você grita: "Já estou indo"., mas não sai do lugar. Isto não é obediência (dê outros exemplos).

Jesus ainda prometeu que todos os filhos obedientes serão abençoados.

VISUAIS PARA A LIÇÃO:




ATIVIDADES:


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Lição 07: Deus criou a lua e as estrelas.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD.
Texto Bíblico: Gênesis 1:14-19

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Objetivo: Aprender que Deus criou a lua e as estrelas para governar a noite.

versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas: imprima em papel peso 40Kg, os dedoches abaixo, e entregue um para cada criança, apresente os mesmo a classe e de modo informal, converse com as crianças explicando que Deus criou o sol para iluminar o dia e a lua para iluminar a noite.
Sugestão de atividade:
BOA AULA!!!!

Lição 07: Deus me vê.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE JARDIM DE INFÂNCIA NA EDB

Texto Bíblico: João 1:44-51

44 Ora, Felipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45 Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46 Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa bem vinda de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê.
47 Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
49 Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel.
50 Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás.
51 E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

Objetivo: Após a criança participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela será capaz de compreender que Deus vê tudo o que fazemos ou dizemos.

Versículo visualizado:
Palavra do Dia:
Lembrancinhas:
BOA AULA!!!!

Lição 07: Doença tô fora!


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ ADOLESCENTES NA EBD
Texto Bíblico: Mateus 8:2-4
2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.
4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Mateus 15:30-31
30 E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou;
31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel.

Objetivos:
  • Definir a visão bíblica em relação às doenças e à cura divina;
  • Relacionar os avanços da medicina com a vontade e a permissão de Deus.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Ao mestre com carinho p. 47.

A escola dominical é usada por deus como canal de cura para os homens. Muitos alunos têm recebido a cura física para eles mesmos e também para seus familiares, além de amigos, através das orações feitas pelo povo de Deus.
Para além da cura física a Escola Dominical produz, pelo poder do Senhor, a cura da alma, dando saúde e vigor para os crentes em Cristo Jesus.
E para que você professor, seja canal da operação de Deus, é preciso que tenha algumas características fundamentais:
  • A vida espiritual: comunhão com Deus, consagração, cumprimento da Palavra, oração, discipulado.
  • Estudo da Bíblia: Conhecimento e autoridade no ensino.
  • Amor aos alunos: discipulado, incentivo, envolvimento e cooperação.
  • Personalidade atraente: amor, entusiasmo, eficiência, dedicação, maturidade ...
  • Qualidades pedagógicas: Conhecimento do QUE vai ensinar e COMO vai ensinar. Estar sempre pronto para o progresso e para inovações.
E ai? Como você está como professor?

Boa aula!

LIÇÃO 06: A benção dos alimentos.


MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ-ADOLESCENTES NA EBD
Textos Bíblicos: Gênesis 1:29-30;
29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

Gênesis 9:3.
3 Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.

Ezequiel 34:31
31 Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus.

Salmos 104:13-14.
13 Da tua alta morada regas os montes; a terra se farta do fruto das tuas obras.
14 Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento,

Objetivos:
  • Identificar a importância dos alimentos criados por Deus para uma alimentação saudável.
  • Ter consciência de que devemos cuidar do nosso corpo pois ele é o templo do Espírito Santo de Deus.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Boa aula!

Lição 06: Deus me cura.


MATERIAL DE APOIO A REVISTA DE JARDIM DE INFÂNCIA NA EBD.
Texto Bíblico: Lucas 7:1-10
1 Quando acabou de proferir todas estas palavras aos ouvidos do povo, entrou em Cafarnaum.
2 E um servo de certo centurião, de quem era muito estimado, estava doente, quase à morte.
3 O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo.
4 E chegando eles junto de Jesus, rogavam-lhe com instância, dizendo: É digno de que lhe concedas isto;
5 porque ama à nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
6 Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado;
7 por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado.
8 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
9 Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.
10 E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde.

Objetivo da Lição: Após participar ativamente das experiências de ensino bíblico em classe, ela será capaz de compreender que Deus cura aqueles que têm fé.

Versículo visualizado:



Palavra do Dia:
Lembrancinhas:
BOA AULA!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lição 6: Deus criou o sol.


MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MATERNAL NA EBD.

Texto Bíblico: Gênesis 1: 14-19.
14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Objetivo: Aprender que Deus é o Criador do sol. Este é muito importante para a vida na terra.

Versículo visualizado:

Palavra do dia:Lembrancinhas: Imprima as estrelinhas, recorte e cole em palitos de picolé e entregue para as crianças.
Sugestão de atividades:

Gostou do Material? Deixe um comentário.
BOA AULA!!!


Lição 5: Deus Criou as frutas


MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MESTRE DA CLASSE MATERNAL

Texto bíblico: Gênesis 1:11,12.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

Objetivo: Aprender que Deus criou as flores e fritos para o nosso bem. Agradecer a Deus pelas frutas.

Versículo visualizado:



Mais um modelo de versículo:
Palavra do dia:
Sugestão de Atividade:
BOA AULA!!!
 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino