SEJA BEM VINDO!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lição 05: A terra também se cansa?



PRIMÁRIOS
Texto bíblico: Êxodo 23: 10-12
10 Seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos;
11 mas no sétimo ano a deixarás descansar e ficar em pousio, para que os pobres do teu povo possam comer, e do que estes deixarem comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.
12 Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro.
Levítico:25:1-7
1 Disse mais o Senhor a Moisés no monte Sinai:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra que eu vos dou, a terra guardará um sábado ao Senhor.
3 Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos;
4 mas no sétimo ano haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha.
5 O que nascer de si mesmo da tua sega não segarás, e as uvas da tua vide não tratada não vindimarás; ano de descanso solene será para a terra.
6 Mas os frutos do sábado da terra vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo,
7 e ao teu gado, e aos animais que estão na tua terra; todo o seu produto será por mantimento.
Objetivo: Conscientizar as crianças de que Deus nos mandou cuidar da natureza que Ele criou.
Versículo visualizado: "Deus pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele." Gênesis 2:15.
Frase do dia: Cuidar da natureza é uma ordem de Deus. 
A sugestão da revista é imprimir os visuais abaixo, recortar, e no momento de transmitir a frase do dia pedir que cada aluno cole uma imagem da criação de Deus, da linda natureza em uma cartolina branca.
Lembrancinha:
Sugestão da revista: Fazer uma vaso de plantas com garrafa pet.
Pesquisei algumas formas de fazer o vasinho para vcs terem uma ideia e usar a criatividade.
Primeiramente, corte a parte do gargalo da garrafa. Retire a tampa e, no lugar, coloque um chumaço de pano para que ele possa absorver a água do reservatório e umedecer a terra do vaso.
Vire o gargalo de cabeça para baixo e coloque sobre o corpo da garrafa. Como substrato, ponha metade de terra enriquecida com matéria orgânica e outra metade de areia.
Seu vaso freático de garrafa pet está pronto para receber suas plantas! Ague o vaso até que a água do recipiente fique no nível do chumaço de pano para que ele possa absorver a água e umedecer o solo! Este vaso é totalmente a prova do mosquito da dengue.
Deixe em local bem iluminado e veja suas plantas crescerem fortes e saudáveis.
Outro modelo de vaso:
como faser um vaso de planta que vai ajudar muito a natureza, pois todos nós sabemos que o pior lixo que pode ser jogado na rua são as garrafasPET que poluem demais o meio ambiente, então que maximo esssa ideia!!

1° passo: Pegue uma garrafa PET e corte a parte de cima ASSIM:

2° passo: encha de terra e depois coloque as sementes da planta de seu gosto, e quando crescer ficara ASSIM:
DICA: Você pode colar duas tampinhas de garrafa abaixo de seu vaso, para que ele fique mais firme, e você tambem pode enfeitar seu vaso!!



Veja também que linda ideia: fazer, com seus alunos uma horta com garrafa pet. Clique aqui

Fonte:

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Salmo 121.8


Atendendo o pedido feito pela amiga Elaine, estou postando uma figura para as crianças pintarem do versículo 8 do salmo 121.


Gostou, amiga? Espero que te ajude.

Vamos fazer a diferença?


Conta-se que um escritor passeava todas as manhãs na areia da praia, a fim de se inspirar para a escrever á tarde. Em uma dessas manhãs, observou que havia um vulto na praia e aproximou-se para ver quem era. Um jovem estava devolvendo as estrelas-do-mar ao oceano. Achou tão intrigante aquela situação que indagou-o por que fazia aquilo. O jovem respondeu que, em virtude da maré baixa, as estrelas morreriam secas ao sol. O escritor perguntou que diferença fazia se outras milhares estariam morrendo em tantas outras praias do mundo. O jovem apanhou uma estrela no chão, jogou-a no mar e disse: - Para essa, eu fiz diferença. Naquela tarde, o escritor não conseguiu dormir nem escrever, foi dormir com quelas palavras queimando em seu coração. Então, pela manhã, o escritor acordou, dirigiu-se a praia e ajudou o jovem a jogar as estrelas-do-mar no oceano. Deus espera que cuidemos de sua criação. Faça a diferença para seus alunos, amigos, família, suas atitudes podem ser diferentes da sociedade corrompida que vivemos hoje, pode parecer que você está andando na contramão do mundo, quando obedece a Deus e cumpre a sua vontade, mas seja fiel a Deus. Você fazendo sua parte? 

Lição 5: O amigo de Deus oferta com alegria.


JARDIM DE INFÂNCIA
Texto bíblico: Marcos 12:41-44
41 E sentando-se Jesus defronte do cofre das ofertas, observava como a multidão lançava dinheiro no cofre; e muitos ricos deitavam muito.


42 Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante.

43 E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre;

44 porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.

Objetivo:Saber que devemos ofertar ao Senhor com alegria.

Versículo Visualizado: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria." 2 Coríntios 9:7


Palavra do dia: Oferta
Lembrancinhas:
Sugestão:Envelopes para ofertas. Bom é colocarmos em prática o que aprendemos. A nossa sugestão é a entrega de envelopes as crianças para que tragam a sua oferta para a igreja no proximo domingo.
Imprima o envelope ,a baixo, recorte e cole no lugar indicado. Você pode até colocar dois envelopes por folha de A4.
Clique na imagem para poder salvá-la em tamanho maior.
BOA AULA!!!

Lição 4: O amigo de Deus ama a Bíblia


JARDIM DEINFÂNCIA
Texto Bíblico: Neemias 8:1-12
1 Então todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.

2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.


3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.


4 Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.


5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.


6 Então Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.


7 Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.


8 Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura.


9 E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.


10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.


11 Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.


12 Então todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas.
 
Objetivo:apreder que a Bíblia é a Palavar de Deus, por isso devemos amá-la e conhecê-la mais.



 
Versículo visualizado: "Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo." Salmos 119:97



Palavra do dia: Bíblia
Lembrancinhas: Outra sugestão interessante seria encapar caixinhas de fosforo com papel camurça preto e fazer pequenas bíblias e entregar para as crianças com o versículo do dia escrito em um pequeno pedaço de papel que caiba dentro da caixinha.
BOA AULA!!!

domingo, 24 de julho de 2011

Curso Especial Sobre Escola Bíblica de Férias


Se você deseja realizar uma Escola Bíblica de Férias, mas não sabe por onde começar. Encontrei na net este      livro sobre a EBF que com certeza irá orientar passo a passo na realização da Escola de férias em sua igreja.















quinta-feira, 21 de julho de 2011

História Bíblica - Zaqueu


Base Bíblica: Lucas 19:1-9
Objetivo: Reconhecer a necessidade de renunciar tudo o que impede a comunhão com Deus.
Historia:
O caminho da salvação é a conquista mais importante. è o ponto de partida de subida que leva a Deus.
Um homem que morava em Jericó entendeu que teria de ser corajoso para alcançar o perdão e a salvação de Deus.Seu nome era Zaqueu. Ele possuía muito dinheiro e era dotado de autoridade pública. A sua profissão não era bem aceita pelos seus vizinhos. Ele era cobrador de impostos e cobrava acima do valor estabelecido pelo governo romano. Por isso muitas pessoas não gostavam dele.
Mas tudo em sua vida estava para mudar. Ele ouvia falar tanto sobre os milagres, curas e ensinos de Jesus, que sentiu uma imensa curiosidade de conhecê-lo.
Um dia, Zaqueu ficou sabendo que Jesus deveria passar por Jericó. Ele correu com a multidão para ver o Mestre. Mas as pessoas eram mais altas do que ele e, por mais que pedisse licença, ninguém lhe dava lugar. Então, Zaqueu olhou e viu uma árvore ao lado do caminho. Ele não perdeu tempo. Subiu correndo e ficou esperando o Salvador se aproximar.
 Quando Jesus passou por baixo daquela árvore, olhou para cima e disse:
-Zaqueu, desça depressa, por que hoje eu vou à sua casa.
Zaqueu desceu da árvore bem depressa e recebeu Jesus em sua casa com muita alegria!
 Quando Zaqueu ouviu Jesus chamando seu nome, conta-nos a bíblia que ele desceu da árvore muito impressionado e foi correndo fazer os preparativos para receber Jesus. Ele não parava de pensar no olhar de Jesus quando o chamou de cima da árvore. Quanto mais pensava, mais brotava um sentimento de amor por Jesus.
É claro que ninguém aprovou aquela atitude de Jesus visitar a casa de um homem considerado desonesto. Todos o conheciam muito bem, e sentiram grande indignação porque ele ousava acolher Jesus em sua casa.
Quando todos estavam à mesa, Zaqueu pediu a palavra e disse:
-Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E se tenho roubado alguém, vou devolver quatro vezes mais.
E Jesus disse:
-Hoje a salvação entrou nesta casa!
Essa disposição de renunciar os possíveis ganhos desonestos e mudar de atitude indicou que uma nova luz brilhou no coração de Zaqueu. Com isso, uma transformação aconteceu em seu interior. Ele de livre escolha, preferiu se tornar mais pobre em relação aos bens terrenos, e abraçar o maior bem celestial que é Jesus. Sem dúvida, Zaqueu foi mais um filho de Deus que passou a caminhar com toda a sua casa no caminho para Deus.
 Quem não consegue renunciar suas vontades e fazer as de Deus vai ser fechado dentro de si mesmo. Não estabelece um relacionamento com o Criador. Aquele que, em vez disso, crê no Senhor e faz a sua vontade, dá à sua vida a amplidão do próprio Deus. Essa pessoa é feliz com a felicidade do outro, vibra em ver o Senhor usando a sua vida em prol da expansão do Reino de Deus e como luz para indicar o caminho para todos que estão em busca de salvação.

Atividades:

Fonte da história escrita: Revista do mestre pré-adolescente 3.p.27 a29. Editora CPAD.

Lição 4: Regras para a felicidade.


PRIMÁRIOS
Texto Bíblico: Êxodo 20:1-17
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Mateus 22:37-40
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Objetivo: Enfatizar que os mandamentos do Senhor são para o nosso bem.
Versículo visualizado:“Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” Salmos 119:2



Frase do dia: Obedecer as leis de Deus traz felicidade.
Lembrancinhas:
Veja as postagens sobre os Mandamentos que tenho aqui no blog:

Boa aula!!

Lição 4: Novo Caminho para Deus.


PRÉ ADOLESCENTES
Jesus é o caminho certo, o único, para uma vida plena de paz, amor, prosperidade, salvação..... e tudo de bom! Servir a Jesus não é somente falar que o serve, seguir a Jesus necessita renuncia, pois Deus é Santo e quer que sejamos como Ele é. Renunciar, para quem tem um encontro verdadeiro com Jesus, é maravilhoso! Deixamos o que desagrada a Deus e recebemos como recompensa o que todos os homens desejam e correm atrás, a Felicidade.
Quer ser feliz? quer ser realizado em todos os aspectos da sua vida? Quer ser salvo?
Se a resposta for sim, aceite Jesus como o Senhor da sua vida, busque conhecê-lo mais por meio da oração e da leitura da Bíblia, deixe de praticar coisas que prejudicam a sua vida e te afastam de Deus. Seja forte! Seja Filho de Deus! Diga não ao pecado!

Texto Bíblico:Lucas 19:1-9.
E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Objetivos:
  • Reconhecer a necessidade de renunciar tudo que impede a comunhão com Deus;
  • Saber que Deus ama  a todos os homens da mesma forma, independente de seu histórico de vida.
Versículo visualizado: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim." João 14.6.
Fiz dois modelos escolha o que mais gostar, ou use os dois.



Palavra do dia: Renuncia.

Lembrancinhas:
Boa aula!!


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lição 4: Papai do Céu me dá coragem.


MATERNAL
Texto Bíblico: Juízes 4:1-16
Porém os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, depois de falecer Eúde.
E vendeu-os o SENHOR na mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e Sísera era o capitão do seu exército, o qual então habitava em Harosete dos gentios.
Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.
Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.
Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele.
E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes,
E anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
E Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, desde Harosete dos gentios até ao ribeiro de Quisom.
Então disse Débora a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o SENHOR tem dado a Sísera na tua mão; porventura o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.
E o SENHOR derrotou a Sísera, e a todos os seus carros, e a todo o seu exército ao fio da espada, diante de Baraque; e Sísera desceu do carro, e fugiu a pé.
E Baraque perseguiu os carros, e o exército, até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu ao fio da espada, até não ficar um só.

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus nos dá coragem.
Versículo Visualizado: "Sejam fortes e corajosos... o Senhor, nosso Deus, irá com vocês". Deuteronômio 31.6



Palavra do dia:Coragem.
Lembrancinhas: Imprima os escudos e cole no verso deles um anel de papel para colocar nos dedos das crianças e brincar de escudo.
Sugestão de atividade:

 Boa aula!
 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino