SEJA BEM VINDO!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lição 2: Louve a Deus pela Vitória!


Material de apoio a classe de Maternal EBD
Texto bíblico: Êxodo 14:15-31

15 O SENHOR disse a Moisés: —Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.

16 Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar.

17 Eu farei com que os egípcios fiquem ainda mais teimosos, e eles entrarão no mar atrás dos israelitas. E eu ficarei famoso quando derrotar o rei do Egito, todo o seu exército, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.

18 Quando eu derrotar os egípcios, eles saberão que eu sou Deus, o SENHOR.

19 Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da frente deles e foi para trás,

20 ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para os egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas.

21 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas,

22 e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.

23 Os egípcios os perseguiram e foram atrás deles até o meio do mar com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros.

24 Logo antes de amanhecer, da coluna de fogo e de nuvem o SENHOR olhou para o exército dos egípcios e fez com que eles ficassem apavorados.

25 Os carros de guerra andavam com grande dificuldade, pois Deus fez com que as rodas ficassem atoladas. Então os egípcios disseram: —Vamos fugir dos israelitas! O SENHOR está lutando a favor deles e contra nós.

26 Então o SENHOR Deus disse a Moisés: —Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem e cubram os egípcios, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.

27 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e, quando amanheceu, o mar voltou ao normal. Os egípcios tentaram escapar das águas, porém o SENHOR os jogou dentro do mar.

28 As águas voltaram e cobriram os carros de guerra, os cavaleiros e todo o exército egípcio que havia perseguido os israelitas no mar. E não sobrou nenhum egípcio com vida.

29 Mas os israelitas atravessaram o mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.

30 Naquele dia o SENHOR salvou o povo de Israel dos egípcios, e os israelitas os viram mortos na praia.

31 Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os egípcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés.

Êxodo 15:1-21.

1 Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção a Deus, o SENHOR: Cantarei ao SENHOR porque ele conquistou uma vitória maravilhosa; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar.

2 O SENHOR é o meu forte defensor; foi ele quem me salvou. Ele é o meu Deus, e eu o louvarei. Ele é o Deus do meu pai, e eu cantarei a sua grandeza.

3 O SENHOR é um guerreiro; o seu nome é SENHOR.

4 Ele jogou no mar o exército egípcio e os seus carros de guerra; os seus melhores oficiais se afogaram no mar Vermelho.

5 O mar profundo os cobriu; como uma pedra eles foram até o fundo.

6 A tua mão direita, ó SENHOR, tem um poder terrível; ela despedaça o inimigo.

7 Como é maravilhosa a tua vitória! Derrotas os teus inimigos e com a tua ira furiosa tu os queimas como se fossem palha.

8 Tu sopraste, e as águas se amontoaram; as ondas se levantaram como muralhas, e o fundo do mar ficou duro como gelo.

9 Os inimigos disseram: “Nós iremos atrás deles e os alcançaremos; pegaremos todas as coisas que são deles e ficaremos com tudo o que quisermos. Com as nossas espadas nós os mataremos. ”

10 Porém tu, ó SENHOR, sopraste, e os egípcios se afogaram; afundaram como chumbo no mar bravo.

11 Não há outro deus como tu, ó SENHOR! Quem é santo e majestoso como tu? Quem pode fazer os milagres e as maravilhas que fazes?

12 Estendeste a mão direita, e a terra engoliu os que nos perseguiam.

13 Por causa do teu amor tu guiaste o povo que salvaste; com o teu grande poder tu os levaste para a tua terra santa.

14 Os povos ouviram falar do que fizeste e estão tremendo de medo. Os filisteus ficaram apavorados.

15 Os chefes dos edomitas estão assustados, os poderosos moabitas perderam a coragem, e todos os cananeus estão tremendo.

16 O medo e o terror caíram sobre eles. Eles viram o teu grande poder e ficaram parados como se fossem pedras até que tivesse passado o teu povo, o povo que livraste da escravidão.

17 Tu levarás o teu povo para viver no teu monte, o lugar, ó Senhor, que escolheste para morar, o Templo que tu mesmo construíste.

18 O SENHOR Deus será rei para todo o sempre!

19 Os israelitas atravessaram o mar em terra seca. Porém, quando os carros de guerra dos egípcios, com os seus cavalos e cavaleiros, entraram no mar, o SENHOR Deus fez com que as águas voltassem e os cobrissem.

20 A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando.

21 E Míriam cantou para elas assim: Cantem ao SENHOR porque ele conquistou uma vitória gloriosa; ele jogou os cavalos e os cavaleiros dentro do mar.

Objetivo: Que a criança aprenda a louvar a Deus pelas vitórias que Ele nos dá.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
.
..
.C h o c a l h o s
(de potes de iogurte e de potinho de batatas fritas)
.
.
Chocalho (potes de iogurte)
Descrição do jogo: foi confeccionado com 2 potinhos de iogurte com as bordas da boca do pote recortadas. Num dos potes foi colocado um punhado (pequeno) de arroz e depois, foram unidos (pela borda recortada) com uma fita colante.
Modo de brincar: sacudir o chocalho num ritmo solicitado ou inventando seu próprio ritmo ou ainda, acompanhando uma música apresentada.
Aspectos que desenvolve: coordenação motora, prazer estético e lúdico, expressão corporal, representação simbólica, adaptação aos valores sociais.
Faixa etária: a partir do momento em que a criança consegue segurá-lo.
.
.
.....................Chocalho (lata de batata frita)
Descrição do jogo: foi confeccionado com 1 potinho de batata frita que foi preenchido com um punhado (pequeno) de grãos de canjica e depois fechado com a própria tampa que foi colada com uma fita colante.
Modo de brincar: sacudir o chocalho num ritmo solicitado ou inventando seu próprio ritmo ou ainda, acompanhando uma música apresentada.
Aspectos que desenvolve: coordenação motora, prazer estético e lúdico, expressão corporal, representação simbólica, adaptação aos valores sociais.
Faixa etária: a partir do momento em que a criança consegue segurá-lo.
Retirei o passo a passo dos chocalhos do blog Ludicidade e Educação. lá vc pode encontrar vários tipos de brinquedos feitos com sucata.

2 comentários:

Karolline Poerner on 6 de outubro de 2010 às 10:00 disse...

Oi Ana Michelle!
Vim fazer uma visita no seu blog e eu achei este pandeirinho com o versículo, muito lindo.
Deus continue te abençoando!!!
Abraço
Karol

"Cristo Rei" on 20 de julho de 2011 às 15:44 disse...

GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, QUE DEUS TE ABENÇÕE PELO SEU TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO. TEMOS QUE CUIDAR BEM DOS PEQUENINOS QUE SÃO A MENINA DOS OLHOS DE DEUS.VISITE MEU BLOG.
http://cristoreigrupodeoracaodecrianca.blogspot.com/

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino