SEJA BEM VINDO!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Parte1. Recursos Visuais


Estava nevegando na net e encontrei esse material riquíssimo postado por Glória Brasil do blog Amulher e a Palavra. Se gostar leia também:

"Este trabalho foi, originalmente, apresentado em forma de Apostila. Eu buscarei tanto quanto possível, manter o mesmo formato."

O USO DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO BÍBLICO

Dedico este trabalho ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, por Seu amor, misericórdia e bondade ao designar-me para o ministério de educação bíblica de crianças. Minha oração é ser encontrada fiel.

“Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para ministério.” 1 Tm 1:12
Agradeço ao meu amado esposo Paulo Brasil. Irmão, companheiro e maior incentivador. Agosto/2005

Apresentação
Sempre que fazia palestras sobre Recursos Visuais para professores de Escolas Bíblicas Dominicais notava que havia, por parte dos irmãos, grande interesse e disposição para utilizar em suas Igrejas aquele material. Um conjunto variado de impossibilidades os impedia. O sentimento que vinha em meu coração era que com muito pouco poderia ajudá-las. E, assim, um dia, poderia vê-las em suas salas utilizando os recursos e engrandecendo o nome d’Aquele que nos resgatou.

Foram várias as tentativas e modelos pensados para suprir tal necessidade. O quê e como fazer, eram duas questões que me confrontavam. Após alguns anos, desde a primeira apresentação feita, comecei a esboçar, mesmo que apenas em minha mente, algo que viesse efetivamente ajudar aos meus irmãos professores. E esse esboço virou um projeto. Assim, dispus-me a apresentar um guia que pudesse servir em duas frentes: incentivo e orientação.

O Senhor em todas as circunstâncias confirmou a sua necessidade e a possibilidade de realizá-lo. Não apenas me conduziu, como também, providenciou todos os recursos necessários para esta obra.

Disponibilizo aos amados irmãos este pequeno manual, que, sem dúvida, tem maior utilidade quando acompanhado em leituras durante minhas palestras. Nele há, sucintamente, algumas sugestões de Recursos Visuais que poderão ser utilizados no ensino bíblico. Descrevo, ainda, as características das crianças por faixas de idades e outros aspectos que julgo importante.

A despeito do sentimento de que ele ainda está incompleto, tenho a enorme satisfação de poder exaltar ao Senhor, com este trabalho. Espero, assim, que seja proveitoso para todos aqueles que dele se utilizarem. Pois, somente é para Cristo toda a honra e glória.

“Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus”. 2 Co 9:10-11






















1. RECURSOS VISUAIS
Durante a aula o professor lança mão de meios que o ajudam a vencer as barreiras naturais do processo de transmissão de conhecimentos. Algo que consiga fazer que a teoria abstrata chegue o mais próximo possível da realidade do aluno.

Nós, adultos, temos raciocínio abstrato, mas a criança precisa “visualizar” para melhor compreensão. Os Recursos Visuais (ou áudios-visuais) são um grande auxílio.

1.1. O que são?
 Um meio e não um fim – são alternativas utilizadas para ensinar a Bíblia. O conhecimento bíblico é o fim que se deseja alcançar.
 Um método e não uma mensagem – pois auxiliam o professor na transmissão do assunto.
 Uma técnica e não um professor – são quadros que aguçam o raciocínio, aumentando a associação e permitindo melhor assimilação do ensino.
 São: cartazes, flanelógrafo, gravador, slides, fantoches, lousa, data show, objetos da natureza e outros.

1.2. Por que utilizá-los?
Deus usou diversas figuras, quando se comunicou com os homens:



 Arco no céu com Noé
(Gn 9.12-17).





 Estrelas com Abraão
(Gn 15.5-6).





 Sarça ardente com Moisés
(Êx 3.1-14).






Jesus lançou mão fartamente de recursos visuais para transmitir sua Palavra:









 Três coisas perdidas
(Lc 15).

 Grão de mostarda
(Mt 13.31).







 Uma criança
(Mt 18.2,4).





1.3. Sua importância
 É eficaz na comunicação.
 Cria uma atmosfera apropriada – pois desperta o Princípio da Atenção.
 Enriquece a apresentação – pois há uma grande diferença entre somente ouvir uma palestra e ouvi-la, acompanhada de visuais correspondentes aos assuntos tratados.
 Torna o ensino agradável, quebrando a monotonia.
 Ajuda o professor na transferência do ensino.

1.4. Utilização de Recursos Visuais por Faixa Etária
Nós vimos o que são recursos visuais, porque utilizá-los, sua importância e agora veremos sua aplicação prática no ensino bíblico, baseado nos seguintes critérios:

Divisão das crianças por faixa etária:
O critério utilizado é o padrão, tanto em escolas seculares como em EBD’s de um modo geral. As Classes de Jardim (crianças de 2-3 anos) podem orientar-se pelos Principiantes e de Jovens (a partir de 15 anos) pela de Adolescentes, pois não serão contempladas no primeiro momento deste trabalho.

 Principiantes (crianças de 4-5 anos), Primários (crianças de 6-8 anos), Juniores (crianças de 9-11 anos) e Adolescentes (crianças de 12-14 anos).

Descrição de características das crianças:
Conhecer algumas características das crianças dá as professoras uma maior compreensão de seus alunos, seus estágios de desenvolvimento físico, intelectual, emocional, etc. O objetivo é fornecer subsídios para que melhorem as aulas e possam ajudá-los em suas dificuldades. As características abordados foram:
 Físicas, Mentais, Sociais, Emocionais e Espirituais.



Sugestão de Recursos Visuais a serem utilizados no ensino.
Foram sugeridas apenas algumas das inúmeras possibilidades de Recursos visuais que podem ser utilizados no processo de ensino. Contemplamos:
 Decoração da sala de aula, Recursos a serem utilizados nos Cânticos, Versículos, Aulas e Pós-aula.

Continuaremos nos próximos estudos vendo cada faixa etária e suas características..

1 comentários:

amulhereapalavra on 26 de agosto de 2010 às 01:13 disse...

Olá Michele, é um prazer receber seu comentário.

Sobre o arquivo da Mary Jones, infelizmente houve uma pane no meu computador e muitos arquivos originais foram perdidos.
Agora só tenho o que está no http://www.slideboom.com/presentations/140271/Por-causa-de-uma-bíblia e no http://www.youtube.com/watch?v=DT_ium0pTlI - que podem ser postados no blog.

Parabéns pelo seu blog, pela beleza e conteúdo. Indiquei-o em minha lista de blogs, pois acredito que ajudará a muitas irmãs no ministério de educação cristã de crianças, jovens e senhoras.

Um abraço. Em Cristo. Gloria Brasil.

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino