SEJA BEM VINDO!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Lição 2:A Palavra de Deus não pode ser destruída!


Material de apoio a revista do mestre da classe de jardim de Infância, CPAD.
Texto Bíblico: Jeremias 36.1-32
Objetivo:
Que as crianças compreendam que a Palavra de Deus não pode ser destruída.

Versículo visualizado:
Palavra do Dia:
Lembrancinhas:

Visuais para colorir:

Fiz a atividade sugerida pela revista na pág.09: Vamos Brincar?
  • Clique na perguta acima e baixe o arquivo
  • imprima em folha de peso 40.
  • Corte ao meio, e costure as folhas com um fio de lã, formando um livro com 6 folhas.

História escrita:(copiei do blog Karoline Poerner)
A PALAVRA DE DEUS DURA PARA SEMPRE
(Jeremias 36.)
INTRODUÇÃO
Que bênção! Mais uma vez estamos reunidos para aprendermos importantes ensinamentos da Palavra do nosso Deus!
Na semana passada aprendemos sobre um rei que começou a reinar quando ainda era uma criança, com oito anos de idade e que Deus usou para ensinar a Sua Palavra ao povo de Judá. Como se chamava este rei? (Aguarde respostas)
Foi o rei Josias! Ele ouviu o que estava escrito na Palavra de Deus, que o sacerdote Hilquias havia encontrado no Templo e viu que diversas coisas estavam erradas em seu reino, pois não estavam sendo feitas segundo o que o Senhor tinha ordenado. Assim, o rei Josias ensinou para o seu povo o que estava escrito na Palavra de Deus e todos passaram a seguir seus ensinamentos.

DESENVOLVIMENTO
Mas... Depois que o rei Josias morreu, o seu filho Jeoaquim passou a reinar no lugar de seu pai.
No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o Senhor Deus chamou o profeta Jeremias e lhe disse:
— Jeremias, pegue um rolo — um livro — e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje. O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.
Jeremias foi um profeta* (Explique que profeta ou profetisa = Alguém que fala por Deus, dando sua mensagem a outros.) muito usado pelo Senhor. Escolhido por Deus, também foi um dos escritores da Bíblia.
Então, Jeremias chamou Baruque, e ditou tudo o que o Senhor o tinha dito, e ele escreveu num rolo.
Jeremias falou:
— Eu estou proibido de ir ao Templo. Mas quero que você vá, quando o povo lá estiver. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o Senhor Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir. Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o Senhor está furioso e muito irado com este povo.
Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como o profeta Jeremias havia lhe mandado.
No nono mês, do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, em Judá, o povo se reuniu na Casa do Senhor, para estarem diante de Deus. Estavam reunidos todos os que viviam em Jerusalém e todos os que tinham vindo das cidades de Judá.
Então Baruque leu no rolo tudo o que Jeremias tinha dito, e todo o povo escutou. Ele fez essa leitura num dos pátios do Templo.
Micaías ouviu Baruque ler no rolo aquilo que o Senhor tinha dito.
Aí desceu ao palácio real e foi até a sala do secretário do rei, onde todas as autoridades estavam reunidas. Encontravam-se ali Elisama, conselheiro do rei, Delaías, Elnatã, Gemarias, Zedequias, e todas as outras autoridades.
Micaías contou tudo o que tinha ouvido Baruque ler para o povo.
Então as autoridades mandaram que Jeudi, fosse dizer a Baruque o seguinte:
— Venha e traga o rolo que você leu para o povo.
Aí Baruque pegou o rolo e foi ao palácio. E eles lhe disseram:
— Por favor, sente-se e leia o rolo para nós.
E Baruque leu para eles.
Depois de terem escutado tudo, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruque:
— Temos de contar isso ao rei.
Então perguntaram:
— Diga uma coisa: como é que você escreveu tudo isso?
— Jeremias ditou palavra por palavra, e eu escrevi tudo com tinta neste rolo!— respondeu Baruque.
Então eles disseram:
— Você e Jeremias precisam se esconder. Não deixem ninguém saber onde vocês estão.
As autoridades deixaram o rolo, isto é, o livro, na sala de Elisama, o secretário do rei. Em seguida, foram até a sala onde o rei estava e lhe contaram tudo.
Então o rei mandou que Jeudi fosse buscar o rolo. Ele foi e trouxe o rolo e leu para o rei Jeoaquim e todas as autoridades que estavam em volta dele.
Ao ouvir a Palavra de Deus, que o Senhor havia dado através do profeta Jeremias, vocês nem imaginam o que o rei Jeoaquim fez!
Era tempo de frio, e o rei estava no seu palácio de inverno, sentado perto do fogo.
Depois que Jeudi terminou a leitura de três ou quatro folhas, o rei ficou muito furioso, pegou um canivete, cortou a mensagem de Deus em pedaços e jogou no fogo. Assim ele fez até que o rolo inteirinho virou cinza.
Nem o rei, nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento.
Acontece que Elnatã, Delaías e Gemarias tinham pedido ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu atenção.
Pelo contrário, mandou que o príncipe Jerameel, junto com Seraías e Selemias, prendesse Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os havia escondido.
Xiii... E agora? A Palavra de Deus foi queimada! Como as outras pessoas aprenderiam os ensinamentos do Senhor? (Dê ênfase à situação causada pela destruição do rolo que continha a Palavra de Deus e pergunte a elas o que fariam para resolver este problema.)
O rei pensava que, queimando o rolo pudesse acabar com a Palavra de Deus. O que ele não sabia era que a Palavra do senhor dura para sempre!
Tudo o que está escrito aqui na Bíblia (mostre a Bíblia para a classe), que é o Livro de Deus, já aconteceu ou ainda vai acontecer. Mesmo se alguém rasgar e queimar o Livro de Deus, as palavras que Ele falou não vão se perder. Elas ficam para sempre e se cumprem. É isso que está escrito aqui em Isaías 40.8. (Se você preparou um cartaz com o versículo do dia apresente-o a turma.)
Depois que o rei Jeoaquim queimou o rolo que continha a Palavra de Deus, o Senhor chamou novamente o profeta Jeremias. Deus mandou que o profeta pegasse outro rolo e escrevesse tudo o que estava naquele que o rei tinha queimado e mandou dizer o seguinte:
— Rei Jeoaquim, você queimou o rolo, perguntando: “Por que foi que Jeremias escreveu que o rei da Babilônia certamente virá, e destruirá esta terra, e matará a sua gente e os seus animais?” Por isso, eu, o Senhor, digo a você, rei Jeoaquim, que nenhum dos seus descendentes será rei no reino de Davi. Castigarei você, os seus descendentes e as suas autoridades por causa dos pecados de vocês todos. Nem você nem o povo de Jerusalém e de Judá se importaram com os meus avisos. Por isso, muitas coisas ruins virão sobre vocês!.
Então, Jeremias pegou outro rolo, entregou ao seu secretário Baruque, e ele escreveu tudo o que eu foi ditado. Baruque escreveu tudo o que estava no rolo que o rei Jeoaquim havia queimado e ainda muitas outras coisas parecidas que o Senhor havia falado.

CONCLUSÃO
Que bela lição! Podemos aprender com esta emocionante história que apesar das lutas contra a Bíblia, ela continua a existir, e durará para sempre.
As pessoas podem até ter raiva das mensagens deixadas pelo Senhor, mas nunca conseguirão destruí-las!
A Palavra de Deus é eterna! Não há como destruí-la, não podemos simplesmente esquecer que ela existe.
A Bíblia é a base para nossas vidas, é o manual que nos ajudará a chegar até o céu, onde Deus está.
Seja fiel como o profeta Jeremias: Siga as Escrituras sagradas e espalhe pelo mundo a mensagem de Salvação, mesmo que isso seja muito difícil.
Tenha certeza que Deus ficará muito feliz com você!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino