SEJA BEM VINDO!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A arca da Salvação


Base Bíblica: Gêneses 6-9
Objetivo: Fazer a criança compreender que a obediência a
Deus resultará em benção.
Versículo para memorizar: “Se obedecermos a voz do Senhor,
Tudo correrá bem.” Jeremias 42.6
Cântico: Noé era um homem justo e bom (Crianças Diante do
Trono.CD a arca de Noé).
História:

Era uma vez há muito e muito tempo atrás um homem que morava em uma terra onde as pessoas eram muito malvadas, elas só pensavam em coisas ruins e não queriam saber de Deus nem do seu amor.
Elas mentiam, enganavam, roubavam, desobedeciam e faziam tudo o que deixa Deus triste. (apresente as figuras das coisas que desagradam a Deus) Mas Deus que está nos céus olhou para toda terra e viu um homem que não era igual aos outros ele era diferente. Ele não mentia, nem enganava, não roubava, não! Ao contrario ele amava a Deus e fazia a Sua vontade e Deus se agradou dele. Sabe como era o nome dele? Noé, (coloque a figura de Noé no flanelógrafo e conforme for apresentando sua família vá acrescentando as demais figuras) ele era casado e tinha 3 filhos Sem, Cam e Jafé e seus filhos também eram casados e eles tinham aprendido com Noé que devim agradar a Deus. E é assim que Deus quer que eu e você também façamos que sejamos obedientes e amemos a Deus. (mostre as imagens das atitudes que podemos fazer que agradem a Deus)
Criança Deus olhou para a terra e viu toda maldade daquele povo. Deus ficou feliz ou triste?Isso mesmo ficou muito triste e disse uma coisa a Noé, sabe o que foi?Que tinha se arrependido de fazer o homem e que não ia ficar mais perto delas. Deus não gosta do pecado. Por isso não devemos pecar para que agente possa agradar a Deus, pois Ele nos ama. E sabe como devemos agradar a Deus? (Deixe que as crianças falem) É isso mesmo devemos ser obedientes a Deus através da Bíblia que é a Palavra de Deus. Devemos obedecer aos nossos pais, professores da escola e da igreja, não bater nos amiguinhos nem nos irmãozinhos.


Isso mesmo Deus estava muito triste com aqueles homens desobedientes e disse a Noé ( coloque a figura de Noé no flanelógrafo): _ Noé, todos os homens estão destruindo a natureza, a terra, estão violentos, brigando muito e Eu vou destruir todos eles. Construa uma arca de madeira, um barco enorme, faça ele com andares e quartos para possa caber toda a sua família e um casal de cada animal, pois Eu vou mandar tanta chuva que vai encher toda a terra. Noé era obediente e confiava em Deus, ele sabia que Deus não mente e o que ele disse ia acontecer. E assim com Nóe foi obediente e Deus se agradou dele é assim que Deus quer que agente faça, quer que agente seja obeciente a Ele.
E assim Noé chamou os seus filhos e eles começaram atrabalhar,( coloque a figura de nóe cortando a madeira e seus filhos ao seu lado) cortaram árvores e fizeram um barco muito, muito, muito grande. E assim como os filhos de Noé foram obedientes a seu pai Deus quer que eu e vocês sejamos obedientes a nossos pais também.
Quando a arca ficou pronta (coloque a figura da arca pronta e toda a família de Nóe junto da arca )Deus falou novamente com Noé e disse para ele entrar na arca junto com sua esposa, seus três filhos Sem, Cam e Jafé e com as esposas de seus filhos. Noé Obedeceu e entrou na arca junto com toda a sua família e um casal de cada animal, muitos animais todos entraram na arca(vá colocando no flanelógrafo junto da arca todos os casais de animais e vá dizendo o seus nomes e perguntando para as crianças de forma que elas participem desse momento)Deus fechou a porta da arca por fora e eles ficaram protegidos dentro da arca.


Passou sete dias sem chover, mas Deus enviou as nuvens cheias de água (coloque no flanelógrafo a figura da nuvem com raio) e começou a chover choveu 40 dias e 40 noites, muita chuva, muita água tanta que encheu toda terra d água, cobriu até a montanha mais alta de todas só ficou a arca flutuando sobre aquela imensidão de água. (agora coloque no flanelógrafo a figura da arca flutuando sobre as águas)
Todos os animais e pessoas desobedientes morreram, porém Noé, sua família e todos os animais estavam seguros na arca. Deus quer que você fique seguro também. Deus nos ama muito e por isso nos enviou Jesus, o Seu Filho sem pecados, para nos salvar, Jesus é o nosso barco seguro. Se aceitarmos ele como salvador nada de mal pode nos acontecer.
Passou muitos dias, 40 dias, então parou de chover. Mas a terra ainda estava cheia de água e Noé ainda ficou esperando150 dias para que a água fosse baixando e eles pudessem descer. Enquanto isso Noé deu alimentos a sua família e todos o ajudavam a cuidar dos animais e estavam dentro da arca. Passou-se muitos dias e Noé abriu a janela e soltou um corvo (coloque a figura do corvo no flanelógrafo), o corvo voou, não achou lugar para pousar e voltou para a arca. Noé esperou mais sete dias e soltou uma bomba que da mesma forma não achando lugar para pousar voltou para a arca. Noé esperou mais sete dias e soltou novamente a bombinha que voltou trazendo no seu biquinho um ramo de oliveira (coloque a figura da pombinha no flanelógrafo). Noé ficou muito feliz, pois sabia que estava pertinho de poderem descer da arca. Noé confiou em Deus e Deus cuidou dele, nenhum mal aconteceu com Noé, nem com sua família. E é assim que Deus que cuidar de Você, basta apenas você confiar em Deus. A arca parou em cima de um monte e Deus mandou que Noé e sua família descessem da arca e todos desceram (Use a figura da família de Noé e de toda sua família e os animais descendo da arca) Que felicidade! Eles estavam seguros em terra firme. Todos os animais desceram e foram para suas casas. Deus abençoou a Noé, sua família e a todos os animais e disse: “Tenham muitos filhos e restabeleçam a população da terra.”(Gn9.1)

Noé construiu um altar e ofereceu um sacrifício para agradecer a Deus pela sua proteção e salvação.

Deus fez uma aliança com Noé e disse que nunca mais destruiria a terra com água e para todos se lembrarem da sua aliança Ele colocou um arco íris no céu, para que todas as vezes que vermos o arco íris lembrar-nos da fidelidade e amor de Deus.


Não esqueça de fazer o apelo as crianças não salvas!

Essas figuras são usadas em flanelógrafo segue o modo de preparar o material a ser usado:








































Fontes: Baú do professor da autora Walkiria Garcia [et al]

www.editorafapi.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Postagens populares

Arquivos do blog

Total de visualizações de página

Recursos Visuais em EVA

Recursos Visuais em EVA
Clique na imagem acima e escolha o material qure vc deseja
Related Posts with Thumbnails

Pequeninos de Jesus Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Blogger Template Gallery Flower Image by Dapino